Como tudo começou...

Cidadãos de nossa cidade preocupados com o futuro de nossas crianças, jovens e adolescentes, devido ao grande envolvimento com drogas e se prostituindo muito cedo, motivo este, que em vinte e seis de janeiro de um mil e novecentos e noventa e sete, foi fundada em Rubiataba, Estado de Goiás, a "ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA RUBIATABENSE", com o objetivo principal: "TIRAR AS CRIANÇAS DAS RUAS E COMBATER AS DROGAS E PROSTITUIÇÃO".
Nossa entidade se preocupa com várias atividades que cercam as nossas crianças nas áreas de saúde, esporte, educação, lazer, cultura, higiene corporal e complemento alimentar.
Por ser um projeto social, conseguimos vários convênios: Hospitais, Laboratórios, Odontológicos, Psicólogos, Governo de Goiás - Casa de apoio, OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), Secretaria da Cidadania, Secretaria da Educação, Fundação Pró-Cerrado, AGEL (Agência Goiana de Esporte e Lazer).
Estamos desenvolvendo vários projetos, tais como: Curso de informática; Jovem Cidadão; Adolescente em Ação; Contador de História; Futebol de Campo; Futsal; Atletismo e Queimada.

1998

          O intuito do Projeto no primeiro ano (1998) seria feito um trabalho com oitenta crianças, entretanto, conseguimos chegar ao final do ano com 120 (cento e vinte) crianças matriculadas, devido à credibilidade com que o mesmo obteve em todas as camadas de nossa sociedade.
Por ser um projeto social, conseguimos Convênios com (hospitais, laboratórios, odontólogos e psicólogos) esses na área de saúde com a colaboração de profissionais competentes que vieram engrandecer ainda mais nossos trabalhos.
Além das atividades esportivas, conseguimos atendimentos médicos, laboratoriais e odontológicos.

1999

          No segundo ano (1999), já atingimos 150 (cento e cinqüenta) crianças e essas foram acompanhadas por Médicos, Odontólogos e Químicos, acompanhamento médico foi auxiliado pelo químico. E o desenvolvimento das crianças foi observado com grande êxito e é acompanhado da seguinte forma: Consultas Médicas, Odontológicas, Exames Laboratoriais com controle de altura, peso, espessura da coxa. Feito no início de cada ano, comparando seu desenvolvimento ao término de cada sementes.
Naquele ano também foi criado um programa de apoio da Subsecretaria Regional de Ensino de nossa cidade (Rubiataba). "O acompanhamento educacional" que é composto por aulas de reforço para crianças que não estavam conseguindo um bom aproveitamento na sua escola, com o lema: "BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA".
Também é cobrado freqüência e comportamento de nossos alunos. No final de cada semestre é feito a média de cada aluno e os dez melhores alunos que obtiverem melhor aproveitamento escolar, serão premiados. É feito também junto a segmentos religiosos, um trabalho de catequização de nossos alunos.

2000

          No terceiro ano (2000), o projeto cresceu e atingiu 230 (duzentos e trinta) alunos; conseguindo mais convênios com profissionais da área de higiene corporal, que consiste em corte de cabelos e unhas de todas as crianças e também seus respectivos pais. Também nesse período junto à Prefeitura Municipal, foi aprovado um projeto do qual consistia em oferecer reforço alimentar a cada criança que estava matriculada.
Além das atividades mencionadas anteriormente devido o resultado obtido pelo nosso trabalho de formar atletas, a Associação vinha pela primeira vez, a disputar um Campeonato Inter-municipal de Goiás promovido pela Federação Goiana, no qual chegamos ao final com uma honrosa 16ª (décima sexta) colocação com participação de 72 (setenta e dois) municípios. Dos atletas que estavam no elenco do respectivo ano, cinco já são profissionais e estão representando a nossa cidade no cenário nacional.

2001

          O quarto ano (2001), atingimos 250 (duzentas e cinqüenta) crianças matriculadas. A Associação continua demonstrando que um trabalho sério e honesto vinha sendo desenvolvido e que vem sendo reconhecido por todos os segmentos da sociedade de nosso Estado. O interesse por esse projeto através da imprensa, nos deixaram muito orgulhosos e esperançosos para atingir nossos objetivos. Além das atividades mencionadas anteriormente, conseguimos um bom resultado na Copa Inter-municipal de Goiás, obtendo a 3ª (terceira) colocação e mais atletas sendo reconhecidos no cenário nacional. As atividades mencionadas nos itens anteriores continuaram a serem desenvolvidas.

2002

          O quinto ano (2002), atingimos 300 (trezentas) crianças matriculadas. A Associação continua a trabalhar desenvolvendo as suas atividades normais sem interrupção, acrescentando como atividade o cultivo da horta escolar, para melhorar o reforço alimentar das crianças da Associação.

2003

          O sexto ano (2003), atingimos 350 (trezentas e cinqüenta) crianças matriculadas. A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o PROJETO é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quanto há envolvimento de todos os segmentos da sociedade. Continuamos a desenvolver todas as atividades sem interrupção de nenhuma, as quais já foram mencionadas e ressaltamos que neste ano voltamos a participar do Campeonato Goiano Inter-municipal de Sub-20, ficando como vice-campeão, o qual foi promovido pela Federação Goiana de Futebol (FGF).

2004

          Em 2004, além do acompanhamento médico, odontológico, laboratorial, higiene corporal, educacional, trabalho de catequização, já existentes nos anos anteriores, dentre os benefícios que conseguimos neste ano estão:
No início do ano, foi implantado o projeto de capoeira, para proporcionar mais opções de esporte para crianças;
Há uma parceria, com a Fundação Pró-Cerrado, implantamos o projeto de laboratório de informática, tendo beneficiado vinte jovens, que não tinham condições para bancar um curso particular;
Casa do interior, beneficia as pessoas que participam da entidade e também a comunidade em geral, onde as mesmas ficam hospedadas para fazer tratamento médico, são encaminhadas através da AAR;
Convênio da AAR com AGEL (Agência Goiana da Esporte e Lazer) para melhorar o atendimento das crianças da entidade.

2005

          Em 2005, a Diretoria Executiva da A.A.R. lutando em prol das Crianças da Entidade, foi em busca de mais benefícios, indo então ao Ministério do Esporte a fim de conseguir seu próprio Centro de Treinamento e Cede Social, onde o mesmo foi aprovado pelo Ministro Agnelo Queiroz, e dentro de pouco tempo estará pronto. Mais ainda estamos conseguindo no corrente ano, Convênio “PROESPORTE” recém assinado e que ajudará ainda mais a tirar as crianças da rua e dos perigos que ela proporciona, o ano não acabou ainda assim como nunca iremos parar de ajudar e orientar nossas crianças, que hoje são 400.

2006

Em 2006, a entidade passou por dificuldade porque perdemos o apoio da Prefeitura Municipal. Com relação ao atendimento continuamos desenvolvendo os mesmos projetos, só que com número de 250 alunos.
A Associação disputou os seguintes torneios:
- II Jogos da Apae, 1º colocado, na categoria sub-12;
- III Torneio Adonias Alves, 1º colocado, na categoria sub-17;
- III Torneio de Futebol Infantil de Ipiranga, 1º colocado;
- I Jogos de Férias de Rubiataba, 1º colocado;
- Campeonato Municipal de Rubiataba, 3º colocado;
- IV Copa do Vale do São Patrício, 3º colocado.
A entidade conseguiu com a Secretaria de Educação, na qual disponibilizaria 3 professores, 2 merendeiras e um vigia para prestarem serviço na Associação.

2007

Em 2007, no primeiro semestre a Associação passou por grandes dificuldades financeiras, devido o corte da verba do governo do Estado.
Com a ajuda do padre Vanildo conseguimos parceria com a Rádio Vale FM e Prelazia de Rubiataba-Mozarlândia.
No esporte disputamos vários torneios os quais:
- I Copa Regional, 4º colocado, sub-17;
- I Peladão de Futebol Societ, 1º colocado, sub-12;
- I Peladão de Futebol Societ, 2º colocado, sub-16;
- I Campeonato Municipal Série B, 2º colocado, sub-17;
- IV Torneio Adonias Alves, 4º colocado, sub-17;
- I Torneio de Futebol Infantil de Nova América, 1º colocado;
- IV Torneio Infantil de Ipiranga, 1º colocado.
No segundo semestre a entidade voltou a receber recursos da Prefeitura Municipal e também do Governo Estadual.

 

@copyright Associação Atlética Rubiatabense
aar.bra@hotmail.com